segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Globalização (sonho ou pesadelo)?

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.


Alguns dos seus pontos positivos são:


Aviões, represenando um dos pontos positivos da globalização.

Facilidades e rapidez em conseguir informações;
Surgimento de novas tecnologias cada vez mais avançadas;
Facilita a vida e a convivência entre os países;
Melhor comunicação;
Estimula o crescimento econômico;
Aumento do comércio mundial;
Presença de multinacionais pelos continentes.


Mas, como ninguém nem nada é prefeito, existem também os pontos negativos...

Mendigos em rua, representando o desemprego.

Cria mais desigualdade, muito embora tenda a melhorar o padrão de todos em geral (mas não de forma uniforme);
Não funciona bem para países que não são estruturados. O Brasil mesmo, que tem um governo bem mal administrado, muitas vezes não está preparado para combater a concorrência externa;
Invade culturas sem respeita às mesmas;
Tem sido muito americanizada e com vendas da China;
De forma geral gosto da globalização, mas cabe a cada sociedade defender seus interesses e se estruturar adequadamente;

Provavelmente a preocupação maior com relação à globalização é que ela aumentou o contraste entre os ricos e os pobres. Embora a riqueza global sem dúvida tenha aumentado, ela se acha concentrada nas mãos de menor número de pessoas e países. O patrimônio líquido das pessoas mais ricas da Terra é maior do que a renda conjunta de 40% da população do planeta, ou seja, cerca de 2,4 bilhões de pessoas. E ao passo que os salários continuam a aumentar em países ricos, alguns países pobres tiveram uma diminuição na renda média nos últimos dez anos.


E você? Considera o processo de globalização um sonho ou um pesadelo? Eu até hoje não adotei uma opção permanente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário